Orégano é uma erva aromática que pode ser usado externamente ou internamente devido suas várias propriedades que oferecem benefícios para a nossa saúde. Seus ingredientes ativos são o ácido palmítico, Ácido Rosmarínico, Esteárico, Oleico, Cafeico, Cáprico e seu óleo essencial, rico em Carvacrol e timol. 

Rico em minerais, como o manganês, potássio, zinco, cobre, ferro e vitaminas como a niacina e beta-caroteno. Possui ação anti-espasmódicas lhe garantem excelentes propriedades digestivas, trazendo alivio aos que sofrem de problemas intestinais. 

O Ácido Ursólico presente na erva a torna uma ótima bebida hepatoprotetora, muito recomendado para aliviar doenças do fígado.

O seu efeito antibiótico é muito benéfico para o tratamento de infecções do trato urinário e problemas de pulmões congestionados. 

O óleo de orégano também é recomendado para combater o mau hálito e para tratar afecções do couro cabeludo, bastando misturar algumas gotas do óleo no champo. Possui efeito antioxidante, graças à presença de timol e Ácido Rosmarínico, sendo muito benéfico em tratamentos debilitantes, que demandam uso prolongado de antibióticos e quimioterápicos.

No uso externo, pode ser bem aplicado como anti-séptico e fungicida para a desinfecção de feridas.
Esta erva contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias ajudando a eliminar a dor de doenças como artrite, reumatismo e de espasmos musculares.

A inalação do chá alivia problemas decorrentes de processos asmáticos. 

Seu óleo é usado para aliviar a psoríase, picadas de insetos, dermatite e tratar a celulite. 

É contra-indicado para gestantes por ser um estimulante das paredes uterinas. O uso do óleo em grandes quantidades pode causar reações adversas, como inflamações e irritações da pele. 

O óleo essencial de orégano e as folhas frescas estão disponíveis em lojas de alimentos naturais,e ambas possuem as mesmas propriedades medicinais, contudo em menor concentração.

O orégano fresco é mais concentrado que o seco - e o cheiro muito mais marcante. Se puder, dê preferência ao orégano fresco, ao invés do seco.
 Óleo de orégano possui várias propriedades medicinais


Orégano na alimentação

Pode ser usado:

- Na cozinha como tempero em caldos de verduras, em carnes, peixes e aves.
- Para temperar a saladas.
- No preparo do sal de ervas (sal verde) e usá-lo no lugar do sal comum em suas receitas.

Como cultivar orégano em vaso
O orégano é uma planta muito resistente e se adapta bem na maioria dos solos, não tendo nenhum problema seu cultivo em vasos.
A terra não precisará ser adubada devido essa característica.
Dê preferência a mudas ao invés de sementes pois a colheita será mais rápida. Você encontrará facilmente em lojas de jardinagem.
Os vasos não precisam ser muito grandes, cerca de 2 ou 3 litros são suficientes.
O orégano desenvolve melhor na presença de luz solar direta, embora também produza à sombra.
o Solo deve ser bem drenado. para isso, coloque pedras no fundo do vaso, pois o excesso de água parada poderá matar as raízes da sua muda. A irrigação deve ser moderada.
Se for plantar em vaso de barro, misture um pouco de areia, terra batida e terra de jardim em partes iguais.
Quando a planta estiver com cerca de 20 cm, já é possível, colher as primeiras folhas. Dê preferência a época de floração.

Aproveitem os benefícios e saúde pra nós!
Obrigado e até a próxima! Fiquem com Deus!