A busca pelo peso ideal é o desejo de muitas pessoas, seja porque estão a cima do peso, ou porque querem ficar mais bonitas ou unicamente ter uma vida mais saudável. Seja qual for os motivos todas elas desejam alcançar seus objetivos o quanto antes, mas nem sempre é possível e muitas pessoas desistem antes mesmo de terminarem o propósito inicial. 
Uma pesquisa publicada recentemente na revista Complementary Therapies in Clinical Practice, em inglês, descobriu que uma especiaria muito utilizada nas cozinhas das brasileiras, tem uma capacidade muito grande de acelerar a perda de peso e consequentemente aumentar a saúde geral do nosso organismo.

Essa especiaria é o Cominho. O estudo revelou que o cominho pode ajudar a perder peso de forma mais rápida e reduzir os níveis de gorduras prejudiciais no sangue, como por exemplo o LDL - colesterol ruim e ainda os nível de triglicérides (Gordura associada à aterosclerose, doenças cardíacas e diabetes) e aumentar as taxas do colesterol bom - HDL.

A experiência contou com cerca de 90 mulheres obesas ou com alguma divergência no índice de massa corporal. Foram divididas em 2 grupos, sendo que um grupo comeu 3 gramas de cominho em pó diariamente, misturados com 5 gramas de iogurte, já o outro grupo comeram apenas o iogurte puro.

Após três meses de dieta comendo o iogurte com o cominho em pó, os resultados revelaram que as mulheres que fizeram a ingestão da especiaria perderam 1,4 kg a mais em comparação com as mulheres do grupo, que consumiram o iogurte puro.

O que mais chamou atenção nos resultados da pesquisa, foi que o índice de massa corporal, a circunferência da cintura e os níveis de gorduras ruins no sangue das mulheres que consumiram o iogurte com a especiaria, ficou quase 15% menor, do que daquelas que assim não o fizeram.

Sendo assim, o cominho em pó pode elevar significativamente os resultados de uma dieta de redução de peso.


Conheça todos os benefícios do Cominho

O cominho é rico em antioxidantes e fitoesteróis. 

Os fitoesteróis inibem a absorção de colesterol nocivo no trato digestivo, o que pode ser a explicação para a ação de redução de peso do cominho. O cominho também tem sido associado à prevenção do câncer.  

Esta especiaria tem como característica principal um aroma forte e único, além de um aspecto levemente picante e amargo. Ela tem baixo teor de calorias (chegando a 20 kcal em 100 g) e é rica em nutrientes como o ferro, o cálcio, as fibras alimentares e um pouco de proteína. Ela pode ser utilizada inteira ou moída e adicionada a vários tipos de pratos. 

 Melhora da digestão.

A semente do cominho apresenta uma capacidade de influenciar na secreção de enzimas pancreáticas que são importantes para facilitar o processo digestivo do organismo humano. Além disto, elas influenciam diretamente na secreção de ácidos biliares (que ajudam na digestão de gorduras) e na ativação das glândulas salivares (que começam o processo de degradação dos alimentos). 

Melhora da qualidade da pele 

Um dos minerais mais encontrados na composição do cominho é a vitamina E. Esta vitamina tem papel essencial na manutenção da saúde do nosso tecido cutâneo, já que ela tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas, diminuindo o risco do desenvolvimento de espinhas, furúnculos, psoríase e outras doenças que podem aparecer nesta região do corpo. Além disto, a vitamina E atua como um antioxidante natural, diminuindo os efeitos dos radicais livres nas células da pele. 

Reforça o sistema imunológico 

As propriedades antimicrobianas e antissépticas do cominho também têm outro papel importante na saúde humana. Elas ajudam a melhorar a resposta imune do organismo, fazendo com que ele atue melhor contra infecções e inflamações. 

Ajuda na prevenção da anemia 

O cominho é um importante fornecedor de ferro vegetal para a alimentação humana e, por este motivo, pode ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de quadros de anemia, que são causados pela falta deste mineral na formação de hemoglobina e eritrócitos. 

Rico em fibras alimentares 

A fibra alimentar encontrada no cominho pode ser importante para várias funções corporais. Ela atua diretamente no melhor funcionamento do intestino, no aumento da produção de saciedade e ainda ajuda a controlar níveis de glicose e colesterol no sangue. 

Utilizando o cominho na alimentação. 

Três gramas diários de cominho foi a dose utilizada no estudo. Trata-se de um pouco menos do que uma colher de chá. 

Ele pode ser um ótimo ingrediente para temperar: 
– carnes de aves e de boi, especialmente se forem preparadas ensopadas ou cozidas, já que a água pode ajudar a realçar o sabor deste tempero. Ele também é uma ótima alternativa para preparar carnes de hambúrguer. No Brasil, mais especificamente na região nordeste e norte, o cominho é utilizado no tempero de feijão e de algumas carnes, assim como a elaboração de caldos de carne, frango ou frutos do mar. 

Você pode experimentar outras maneiras: 
– use o cominho em legumes grelhados ou salteados, cozidos de vegetais ou para temperar sopas. 
– use em pratos como humus ou guacamole. 
– ferva por 10 minutos sementes de cominho em uma xícara de água, beba morno. 
– polvilhe-lo sobre castanhas ou outros lanches saudáveis. 
– adicione ao arroz para dar um sabor exótico. 

Uma colher de chá deste ingrediente ajudará você a perder 3 vezes mais gordura corporal. 


Com informações do site MariaAnaGrolla. Se desejar ver o post original é só seguir o link.

Espero que aproveitem o conteúdo. Obrigado e fiquem com Deus! Até a próxima.