Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, e ser recepcionado por uma doce e suave fragrância de flores... Quem não quer? Além de embelezar o ambiente elas são como Terapeutas pessoais.

Apresento-lhes três belos exemplos dessas gracinhas que vão embelezar seu jardim e sua casa.
A boa notícia é que essas flores podem ser cultivadas em vasos.

Vamos conhecê-las!


Manacá-de-Cheiro

Nativa das florestas tropicais brasileiras, o arbusto dessa flor pode chegar a até 3 metros de altura. Relativamente fácil de ser cultivada em casa, essa planta exige iluminação solar constante para crescer e é dona de um aroma doce e marcante.

Cultivo do manacá de cheiro:

Aprecia locais ensolarados quando produz abundante floração.
Tem tendência a formar grandes touceiras devido ao crescimento de filhotes oriundos da raiz que devem ser retirados, podendo servir para a propagação da planta.
Também é possível fazer novas mudas com estacas de ramos novos, após a floração.
Esta é uma planta hospedeira de lagartas de borboletas.
Elas surgem após o período de floração e não há prejuízo para a planta e assim também haverá lindas borboletas no jardim



Camélia

Com flores delicadas e folhagem brilhante, a camélia possui um aroma mais sutil. Para que cresçam, é necessário que sejam cultivadas em locais com temperaturas mais amenas, sem incidência direta do sol durante o dia todo.

Cultivo de Camélias:

Esta é uma planta bem resistente a locais de clima frio, na hora de escolher um local para plantá-la nossa maior preocupação é protegê-la do sol a pino durante seus primeiros meses, ou caso você more em locais muito quentes, deve cultivá-la apenas se tiver a sua disposição a sombra de um árvore de grande porte.

Pode-se plantá-la também em vasos e mantê-la protegida do sol em lugares internos bem iluminados, mas lembre-se que mesmo sendo um arbusto, essa é uma planta de grande porte que pode chegar a uns cinco metros de altura, logo utilize um vaso bem grande.

Para a planta não crescer muito no vaso, podemos fazer uma poda anualmente. Aconselha-se fazer após a época de floração e aproveitar para fazer a limpeza da planta que provavelmente estará coberta de flores mortas.
Regas deverão ser feitas de forma a não deixar que o solo resseque. Regando-a em dias intercalados já será o suficiente se ela estiver em meia sombra ou nas épocas mais frias do ano, porém durante o calor ou enquanto a planta ainda está em fase de crescimento nos primeiros anos é interessante reforçar um pouco com os cuidados.


Dama-da-noite

Dona de um aroma bastante acentuado e doce, a dama-da-noite floresce na primavera e no verão e libera seu perfume principalmente à noite. Vale lembrar que o perfume forte dessa planta pode causar reações alérgicas em pessoas mais sensíveis. Além do seu aroma, deve-se tomar cuidado com crianças em casa, pois a ingestão da flor ou parte da planta pode causar dores de barriga, irritação nas mucosas, vômitos e até alucinações.

Cultivo da Dama-da-Noite:

A Dama da noite é uma flor com características bastantes rústicas e com fácil desenvolvimento, é bom deixá-la em um local com muita incidência solar, sendo que a planta cresce muito mais com luz direta do sol, mas suas flores se desenvolvem mais com meia sombra e só florescem durante a noite e com flores mais desenvolvidas também são atenuados os aromas.

Os cuidados para com o vaso são simples. Deve-se usar adubo orgânico para que ele fique fértil. É necessário possuir grande capacidade de vazão de água (isso pode ser resolvido com cacos de telha no fundo do vaso, antes da terra e adubo, neste caso não use a areia para ajudar na vazão da água pois a dama da noite não se dá bem com a areia salgada) e por ser uma planta arbustiva vale colocar uma estaca no vaso para que ela tenha onde se agarrar. O vaso também deve ser grande pois a planta pode crescer bastante e dificultar a troca de vaso quando já estiver desenvolvida.

Com informações dos sites: FazFacil, UmComo, e BolsadeMulher. Caso queiram ver os posts originais é só seguirem os links.

Até a próxima! Fiquem com Deus!